Modelo de negócio: por que, quando e como idealizar um?

Vive-se hoje em uma época cuja maioria dos jovens tem como sonho de vida profissional ter seu próprio negócio, de acordo com pesquisa realizada pela Cia de Talentos, agência de recrutamento, em parceria com a Nextview People. Talvez o momento econômico, talvez a influência de outros países ou mesma a influência de figuras bem sucedidas, sejam o principal combustível para que este sonho tenha tomado mais da metade da população de jovens. Contudo, deve-se alertar aos que querem empreender pelo simples fato de não ter um chefe ou trabalhar menos. Ao invés de chefes e horários flexíveis, o empreendedor tem que estar disposto a atender seu cliente da melhor forma possível para que se consiga prosperar. Isto implica em cobranças e cargas horárias mais extensas, na maioria das vezes, sem contar toda a organização que será necessária para que a empresa consiga se manter diante de um mercado tão competitivo. Uma fase bem comum aos empreendedores, que por mais que seja, muitos não a fazem é a estruturação de um bom modelo de negócios, que em uma breve definição é: como é feita a entrega de valor aos clientes do empreendimento. Por que desenvolver um modelo de negócio? O desenvolvimento do modelo de negócios é fundamental para que os empreendedores consigam estruturar e construir ideias diante de suas atuais realidades e abrir um caminho mais amplo para que o se deseja seguir. O modelo de negócio é um documento que é constituído principalmente de informações sobre o que sua empresa tem para oferecer (proposta de valor), segmentos seus clientes, finanças (custo e lucro) e parcerias. Além disso há outras informações relevantes que são subsidiadas pelas já citadas que também fazem parte do modelo de négocios. Em suma, o que é importante para o negócio, deve estar bem definido no modelo. Quando desenvolver um modelo de negócio? Se você quer empreender ou realizar algum projeto que envolva certa organização dos assuntos, é importante começar um modelo de negócios. Ele pode ser aplicado até em empreendimentos que já estão em pleno funcionamento. Como desenvolver um modelo de negócio? Existem abordagens um tanto quanto extensas e cansativas, como a desenvolver um documento com todas estas definições escritas nos mínimos detalhes. Porém, uma abordagem de muito interessante que surgiu em meados de 2010 através do livro Business Model Generation começa a se difundir com muita velocidade e aceitação. O conceito trazido é o do Business Model Canvas, que é um quadro formado por nove blocos onde colocamos nossas percepções acerca de cada área.

A imagem a seguir ilustra como exemplo o case da Nespresso, que sem dúvida é um sucesso mundial e pode te ajudar a entender mais sobre o Business Model Canvas. Exemplo BMC Nespresso:

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