De acordo com uma pesquisa realizada pela PWC, 47% das pessoas no Brasil dizem que parariam de comprar de uma empresa após uma única experiência negativa. Isso está muito relacionado à qualidade dos produtos e serviços que uma empresa entrega ao seu público. E é nesse momento que descobrimos a importância do QA em uma empresa.
QA significa Quality Assurance, que traduzindo para o português diz respeito à Garantia de Qualidade. Esse é um processo que faz parte do desenvolvimento do projeto e busca garantir que o produto seja entregue para os clientes com um alto nível de qualidade. A aplicação dos métodos de QA geram segurança e confiança aos clientes, garantindo que o seu projeto será desenvolvido da melhor forma e entregue com a qualidade esperada.
Além de ter um perfil analítico, o profissional de QA deve ter um bom conhecimento sobre as atividades do projeto, pois é necessário verificar se todos os requisitos mínimos estão sendo atendidos a fim de garantir a qualidade do produto final. Por esse motivo, é ideal que todos os processos sejam documentados, a fim de que a qualidade do produto seja maximizada.
É importante não confundir o QA com o Quality Control (QC). Esse último tem foco nos resultados e deve avaliar se eles estão de acordo com o esperado. Ele identifica e elimina um possível problema que afete o resultado.
Qual a importância do Quality Assurance?
O QA possibilita melhorar a produtividade da organização, trazendo o foco para o cumprimento dos objetivos e no que o cliente espera do produto final, além, é claro, de priorizar a satisfação do cliente.
Basicamente, os benefícios do QA são:
- Redução de custos;
- Redução de retrabalho;
- Antecipação de problemas;
- Melhoria na satisfação do cliente, já que serão entregues projetos com mais qualidade;
- Otimização da rotina de trabalho.
Por esse motivo, é muito importante ter um time especializado em Quality Assurance em sua empresa.
Como implementar o processo de QA em sua empresa?
O profissional de QA deve estar atento a algumas responsabilidades, como:
- Análise de risco, para possíveis problemas que venham a ter na elaboração do projeto;
- Estar em colaboração com desenvolvedores;
- Analisar critérios de sucesso para as histórias;
- Criação e manutenção de dados testes;
- Comunicação de riscos e defeitos;
- Liberação da tomada de decisão;
- Devops.
Como dito anteriormente, o Quality Assurance tem o objetivo de fazer com o que o cliente receba o que foi solicitado sem qualquer erro. Aqui na Buildbox, temos uma equipe especializada e responsável por garantir que o produto seja entregue ao consumidor com tudo o que foi solicitado e sem nenhum tipo de falha. Conheça mais sobre os nossos serviços e soluções oferecidas, e descubra como o nosso jeito de pensar garante resultados incríveis para os nossos clientes.