MSD: como um jogo conseguiu aumentar o engajamento da equipe e aprimorar a base de dados da empresa?

tela do celular com prints da corrida espacial jogo da msd

DESTAQUES

  • Desenvolvimento de um produto gamificado, capturando a atenção dos usuários e criando uma base de dados sólida e confiável.
  • Lançamento do projeto em 60 dias.
  • Resultado superando as expectativas de atualização de 10 a 12% da base.

Contexto

A MSD é uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, conhecida por desenvolver e comercializar uma ampla gama de produtos farmacêuticos, vacinas, produtos para saúde animal e produtos de consumo relacionados à saúde. Fundada em 1891, a MSD possui presença global e se destaca como uma das empresas farmacêuticas mais consolidadas e respeitadas do mundo, sendo também uma das que mais investe em pesquisa e desenvolvimento.

Desafio, Descoberta & Solução

A construção de uma base de dados sólida é uma necessidade para todas as empresas, e a MSD não foi exceção a esse desafio. A equipe percebeu a ausência de um banco de informações confiável, na qual pudessem ter acesso a dados de insumos e métricas de produtos e serviços dos clientes. Portanto, o projeto surgiu com um propósito claro: motivar os vendedores a atualizarem de maneira consistente o registro de clientes da MSD. Esse esforço tinha como meta aprimorar a qualidade das informações disponíveis, tornando as decisões mais estratégicas e precisas.

Então, como criar um senso de responsabilidade entre os vendedores estimulando a atualização espontânea dos dados no sistema e ainda gerando engajamento da equipe? A resposta surgiu durante a fase do Discovery, onde surgiu a ideia de desenvolver um produto gamificado, chamado de Corrida Espacial.

Uma estratégia de gamificação tem como principal objetivo capturar a atenção e o interesse dos usuários, incentivando-os a participar ativamente do processo. Portanto, a ideia da Corrida Espacial é que os vendedores assumam o papel de exploradores espaciais, buscando concluir desafios para conquistar planetas e completar a corrida a tempo para ganhar prêmios. 

No entanto, um dos aspectos mais desafiadores durante a realização do projeto envolveu a abordagem da visibilidade dos planetas. Criar uma experiência singular e transparente em relação à trajetória dos planetas, permitindo que o usuário acompanhasse sua posição, os planetas já alcançados e os que ainda estavam por conquistar – ou seja, mostrar o progresso do usuário – representou um desafio considerável.

Felizmente, é com satisfação que ressaltamos nossa expertise, pois conseguimos com sucesso implementar essa solução com um ótimo trabalho em equipe dos times de Design, JS, Gestão e QA (Quality Assurance), que foram os responsáveis por comandar e executar o projeto, com tecnologias como React e Node, usadas no Front-end e Back-end de desenvolvimento. Esta solução ficou hospedada por responsabilidade da Buildbox, com acompanhamento constante do nosso time de Sustain. Semanalmente, realizamos análises das métricas, avaliamos os avanços e mantivemos alinhamento com o cliente, garantindo a saúde do projeto em ambiente produtivo.

Durante a fase de concepção do produto, o cliente muitas vezes tem uma visão definida de como uma funcionalidade deve operar. No entanto, ao longo do processo de desenvolvimento, é normal surgir a necessidade de revisitar certos aspectos do projeto. Isso ocorre devido à falta de clareza em algumas regras de negócio que podem não ter sido consideradas inicialmente quando a ideia do produto foi concebida. Essa situação também se manifestou no projeto da MSD. Porém, o time da Buildbox juntamente com o cliente, conseguiu ajustar esse ponto rapidamente, graças ao trabalho em equipe e agilidade.

Resultados

O projeto ocorreu ao longo de 4 sprints, com 15 dias cada, dos quais 2 foram dedicados à fase de Discovery e 2 ao desenvolvimento. Desde o início até a conclusão, o projeto durou um período de 2 meses, mas a primeira entrega ocorreu em maio de 2023, onde a MSD tinha o objetivo de rodar o game durante 90 dias com os usuários. A finalização geral ocorreu em agosto de 2023. Durante esse período, a meta estabelecida pela empresa era atualizar entre 10% a 12% da base de dados. No entanto, a realização superou as expectativas, pois alcançaram uma atualização de 25% da base. 

A equipe da Buildbox tem imensa satisfação em fazer parte da ideação e desenvolvimento deste produto. É importante enfatizar que este projeto foi marcado por um cronograma desafiador, mas, como é nossa tradição, conseguimos concluí-lo em tempo recorde. Somos gratos pelo início dessa parceria, que vislumbramos como um relacionamento duradouro e proveitoso para o futuro.

Vamos conversar

Compartilhe seus desafios com a gente. Conheça mais sobre a Build.

Fale com a gente
@buildboxitsolutions