Canal Energia: otimizando a experiência do usuário em busca de eficiência e inovação

pessoa mexendo no computador

Contexto

O Canal Energia está no ar desde 2000 e é a principal fonte de informações sobre o setor elétrico brasileiro. O portal oferece informações, análises e regulamentações sobre energia elétrica, incluindo geração, transmissão, distribuição, tecnologias e mercados sobre o setor.
Desde sua aquisição pela Informa Markets em 2016, o Canal Energia passou a integrar o portfólio de mídia da empresa no Brasil, junto a outras publicações, veículos de comunicação, eventos e feiras do setor energético. Por isto, o portal é um importante meio de comunicação para profissionais e empresas que atuam nesse setor.

Desafio, Descoberta & Solução

Devido ao desejo de fornecer uma melhor experiência ao usuário, a equipe do Canal Energia visualizou a oportunidade de realizar um projeto de redesign. Com isso, a Buildbox entrou no projeto e enxergou alguns pontos de melhorias, como:

  • Tecnologia desatualizada
  • Problemas de velocidade e perfomance
  • Problemas na navegação mobile e arquitetura da informação 
  • Oportunidades de melhoria em SEO

Como um dos desejos da equipe também era atingir um público mais jovem e aumentar o número de conversões, um dos desafios foi a criação de um layout que agregasse na experiência dos usuários mais velhos e chamasse a atenção do público mais novo. Portanto, durante a etapa do Discovery, conduzimos uma pesquisa de comportamento do consumidor, resultando em um redesign do portal para proporcionar uma experiência imersiva e moderna.

Além disso, o portal possuía várias integrações com outros sistemas. Logo, os times de Design, WordPress, Gestão e QA, responsáveis por dar a vida ao projeto, tiveram que trabalhar com um olhar focado nas arquiteturas que já existiam, para assim, promover a integração.

Em função da pesquisa de comportamento, surgiu a oportunidade de aprimorar a função “Meu Canal Energia”, voltada para personalização de assuntos, permitindo atender às preferências individuais de cada usuário. Como havia uma grande quantidade de dados relacionados aos interesses dos usuários, nossa equipe precisou desenvolver uma feature para coletar, armazenar e integrar essas informações com a ferramenta de disparo de newsletter, o que exigiu um trabalho complexo. Apesar disso, o nosso time se dedicou incansavelmente e conseguiu desenvolver um plugin eficiente, garantindo uma entrega de qualidade e a satisfação dos usuários.

Resultados

O projeto teve uma duração de 7 meses, no qual o primeiro mês foi dedicado à etapa de Discovery para obter uma compreensão maior do objetivo do redesign. Durante a etapa de Desenvolvimento, foram realizadas 12 sprints a cada duas semanas.

Analisando o site do ponto de vista de performance e velocidade, houve uma melhora significativa no desempenho. Páginas que antes demoravam de 6 a 8 segundos para carregar, atualmente têm carregamento instantâneo.
O novo portal lançado há 1 mês teve uma boa aceitação do público. A Buildbox foi mencionada no artigo sobre a nova fase do Canal Energia, e visualizando em números, podemos observar uma grande diferença:

Ficamos felizes em poder contribuir com o know-how e tecnologia para a construção de uma plataforma de alta qualidade. Agradecemos a oportunidade e confiança depositada, e que esse seja apenas o início de mais uma parceria.

Vamos conversar

Compartilhe seus desafios com a gente. Conheça mais sobre a Build.

Fale com a gente
@buildboxitsolutions