Blog
De CX para BX: Business Experience é a evolução do Customer Experience?

De certo, você já ouviu falar em Customer Experience e como esta estratégia pode mudar a forma como seus clientes se relacionam com a sua empresa.
O Customer Experience (CX) se refere à jornada do cliente, desde o pré-venda até o pós-venda, incluindo todas as interações que ocorrem entre o consumidor e a empresa. Uma pesquisa conduzida pela Opinion Box em parceria com a Octadesk destaca a importância desse aspecto: 65% das pessoas entrevistadas afirmaram já ter desistido de uma compra devido a uma experiência negativa. Da mesma forma que os clientes elogiam uma empresa após uma experiência positiva, é ainda mais provável que, após uma experiência negativa, os consumidores não apenas desistam da compra, mas também compartilhem o quão decepcionante foi com seus amigos e conhecidos. Portanto, uma empresa que consegue satisfazer a necessidade de seus consumidores em todas as jornadas, sai a frente da concorrência.
Mas, nos últimos anos, oferecer uma experiência incrível aos clientes, se tornou um item indispensável para as empresas se fortalecerem no mercado. E à medida que as empresas evoluem e mudam suas abordagens para atender da melhor forma seus consumidores, surgem novas demandas como o Business Experience (BX).
Enquanto o Customer Experience está focado em atender as necessidades e expectativas dos clientes, o BX procura moldar seus produtos e serviços para atender as demandas dos clientes, garantindo mais do que uma experiência excelente. Ou seja, o CX coloca o consumidor no centro de suas ações. O Business Experience leva essa visão a um nível bem mais holístico.
Se ainda estiver confuso, vejamos mais uma explicação: o Customer Experience tem a intenção de desenvolver produtos e serviços fáceis de usar. Já o Business Experience busca entender como o cliente usa aquele produto ou serviço e se preocupa em utilizar soluções adaptáveis para isso, resolvendo as dores do seu consumidor.
E por que o Business Experience é importante para as empresas?
A adoção do Business Experience torna as empresas adaptáveis às inúmeras mudanças de comportamento do consumidor, que ocorrem constantemente. Algumas vantagens da adoção de estratégias que usam o BX são:
- Maior força competitiva
- Capacidade de inovação
- Maior produtividade
Como implementar uma estratégia BX na sua empresa?
- Você já coloca o seu cliente no centro e foca todas as suas ações nele? Se não, é hora de dar mais um passo adiante! É fundamental que sua empresa saiba tudo sobre o seu consumidor, visando conquistar sua fidelidade. Ao fazer isso, clientes fiéis terão mais oportunidades para expressar suas opiniões sobre seu produto e, consequentemente, você terá mais chances de aprimorá-lo.
- Promova a cultura da inovação. Sabemos que o termo “inovação” não é mais uma novidade. No contexto do Business Experience é importante que tanto a empresa quanto seus colaboradores tenham uma mentalidade voltada à inovação. Isso proporcionará a todos a liberdade necessária para sugerir novas abordagens na condução de processos ou no desenvolvimento de produtos.
- Adote uma abordagem orientada por dados. Data driven significa ser orientado por dados. Suposições e achismos devem ficar para trás no processo da implementação do Business Experience. Utilize todos os dados disponíveis para avaliar a importância de um determinado caminho para sua empresa.
- Faça investimentos estratégicos. (E não estamos falando de dinheiro). Explore como sua equipe pode aprimorar suas operações diárias e aumentar a produtividade. Aproveite as soluções e ferramentas disponíveis no mercado para impulsionar o crescimento do seu negócio.
O Business Experience é uma realidade cada vez mais próxima. Apesar do conceito parecer um pouco confuso no início, ao estudá-lo e compreendê-lo, você será capaz de implementá-lo em sua empresa. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando por produtos e serviços capazes de satisfazê-los com uma experiência positiva. Portanto, não perca essa oportunidade enquanto ainda está em destaque.

Acreditamos no poder das ideias aplicadas com estratégia. Neste espaço, compartilhamos aprendizados reais, tendências do setor, boas práticas e curiosidades que vivemos construindo produtos digitais com nossos clientes.