Por que desenvolver um aplicativo em Realidade Aumentada?

A Apple introduziu recentemente sua SDK de realidade aumentada durante a conferência de Desenvolvedores (WWDC) em Junho. Seu Kit de Realidade Aumentada (ARKit) está disponível com o lançamento do iOS 11 e os resultados que estão sendo alcançados são incríveis. Para responder nossa pergunta, primeiramente iremos conhecer os principais tipos de aplicativos de realidade aumentada com alguns exemplos.

Aplicativos AR com base em localização

Os aplicativos de realidade aumentada com base em localização utilizam dados do GPS, bússola e Wi-Fi para projetar informações no mundo real. Geralmente esse tipo de aplicativo requer um grande uso de dados para que o usuário tenha uma boa experiência.

Aplicativos AR com base em Giroscópio

Estes tipos de aplicativos são os mais simples de serem produzidos. Neles, os modelos e informações de realidade aumentada são projetados no mundo real ao redor do usuário com base em informações do acelerômetro e giroscópio.

Um exemplo de aplicativo deste tipo é o app Star Chart que com base nas informações do giroscópio e localização projeta as constelações no céu.

Aplicativos AR ativados por marcadores

Outro tipo de aplicação de realidade aumentada são aquelas que utilizam ativadores no mundo real para iniciar a projeção. A maioria destes aplicativos utilizam ativadores como QR-Codes, ícones, e imagens. A câmera do dispositivo captura esses ativadores e então projeta um modelo virtual ou algum tipo de informação no ambiente.

A complexidade envolvida no desenvolvimento deste tipo de aplicativo é baixa. A maior parte do tempo está no desenvolvimento e integração dos ativadores.

O Wikitude é um exemplo deste tipo de interação com realidade virtual. Segue abaixo alguns projetos feitos com esta plataforma para este tipo de AR:

Você pode encontrar mais projetos AQUI!

Jogos AR

Jogos que utilizam realidade aumentada estão se destacando cada vez mais. Aplicativos famosos como Pokemon Go e Ingress popularizaram muito está categoria nos últimos tempos.

Pokemon Go

Pokemon Go é provavelmente o exemplo mais impactante de jogo que utiliza realidade virtual para melhorar a experiência do usuário. O aplicativo utiliza geolocalização para fazer aparecer os pokemons, e a realidade aumentada é utilizada no momento de captura. Apesar da Nyantic já utilizar realidade aumentada desde o início do Pokémon Go, ela utilizou do ARKit para melhorar a experiência que o usuário tem ao lançar uma poke-bola por exemplo. O sistema simples e eficiente de detecção de planos do ARKit possibilita que a bola quique como se realmente estivesse rolando pelo chão.

Father.io

Father.io é um jogo de tiro em primeira pessoa onde o usuário utiliza o smartphone para competir em um jogo contra seus amigos.

Porque desenvolver um App em Realidade aumentada?

Utilizar realidade aumentada na telas de dispositivos móveis é um começo para o futuro que está por vir. O avanço e consolidação da tecnologia nestes tipos de dispositivos irá abrir caminho para AR em dispositivos mais relevantes como óculos e lentes, integrando cada vez mais a realidade aumentada no nosso cotidiano.

As aplicações com realidade aumentada desenvolvidas hoje irão determinar a velocidade que essa evolução irá ocorrer. ARKit é uma grande oportunidade para empresas desenvolvedoras de software e seus clientes porque a complexidade no desenvolvimento diminuiu muito. Essa redução torna o custo viável para uma gama maior de clientes.

Como desenvolver meu primeiro App com Realidade aumentada?

Animado para tirar sua ideia do papel? A Buildbox possui profissionais capacitados para utilizar as melhores técnicas de realidade aumentada disponíveis no momento. Entre em contato conosco.

Vamos conversar

Compartilhe seus desafios com a gente. Conheça mais sobre a Build.

Fale com a gente
@buildboxitsolutions