Por que as empresas precisam ser orientadas a dados?

Em tradução livre, Data-Driven significa “orientado por dados”. Uma empresa orientada por dados tem a cultura de usá-los continuamente e a inteligência para realizar Data-Driven Decisions (ou seja, uma tomada de decisões orientada por dados). Atuando nesse formato de negócio, todos os colaboradores da empresa terão acesso a uma base de dados relevantes, podendo assim ajudar também na tomada de decisões.

Mas por que é tão importante ser Data-Driven?

O principal motivo é a segurança. Realizando uma análise de dados, você poderá tomar decisões baseadas em comprovações, que são fontes muito mais confiáveis do que suposições e achismos. Esse é o mesmo motivo pela qual são realizadas as pesquisas de mercado. Para entender seu público, fornecer as melhores experiências e adotar as estratégias certas para crescer, é necessário realizar uma pesquisa de mercado e tomar decisões baseadas nessa análise. O Data-Driven se encaixa da mesma forma.

Para reforçar a importância da Data-Driven Decisions, uma pesquisa realizada pela PWC com 2.100 executivos mostra que 58% das decisões são tomadas por intuição e apenas 29% são feitas após uma análise de dados.

E como essa coleta de dados pode ser feita?

Há como coletar dados de diversas fontes, como por exemplo, relatórios e outros indicadores gerados pela empresa. E além disso, se seus consumidores também estão presentes on-line, lembre-se que eles deixam rastros que podem ser usados para você tomar decisões baseadas nesses dados. Por esse motivo que empresas como a Amazon estão crescendo a cada dia, já que são aproveitados vários dados do consumidor como histórico de navegação, compras realizadas e preferências. Nenhuma decisão é feita na base de suposições, todas são realizadas com comprovações. 

Como minha empresa pode se tornar orientada a dados?

Cada negócio define a forma como utilizar os dados que foram coletados. Mas para ser reconhecido como uma empresa Data-Driven, há algumas dicas abaixo que vão te ajudar:

  • Defina metas e as acompanhe de perto. Tenha uma visão clara de seus objetivos finais. Tenha mentalidade de ser orientado por dados para que isso faça parte de todos os seus planejamentos.
  • Falando em planejamentos, use os dados para tentar prever o futuro. Use-os para realizar previsões testáveis e tome ações com base nessas previsões.
  • Com base no ponto anterior, realize análise preditivas. Mas cuidado para não tomar decisões baseadas em suposições. Lembre-se que uma empresa orientada a dados tem a cultura e a inteligência para realizar Data-Driven Decisions, sempre baseada em comprovações.
  • Faça com que os dados sejam usados diariamente. Todos os departamentos devem ter suas fontes de dados, saber interpretar e sempre acompanhá-los.
  • Seja criativo ao obter os dados. Algum departamento da sua empresa pode estar com os dados jogados em algum canto e cabe a você saber de que forma usar esses dados. Seja específico e objetivo para todos em relação aos problemas que precisam resolver. Dessa forma, ficará mais fácil saber como utilizar essas informações.
  • Aceite que a coleta de dados é um caminho sem fim. Você nunca terminará de fazer a análise, pois o ciclo de coleta, análise e decisão é eterno, já que todos os dias surgem novas informações.

Vamos conversar

Compartilhe seus desafios com a gente. Conheça mais sobre a Build.

Fale com a gente
@buildboxitsolutions