Tema estratégico do marketing digital, SEO é o acrônimo em inglês para Search Engine Optimization, que no bom português quer dizer “otimização em motores de busca”. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca.
Como o SEO pode ajudar o seu negócio ?
Marcar presença em buscadores como o Google, por exemplo, é de fundamental importância, tanto para novas empresas que desejam se inserir no mercado, quanto para veteranas, que precisam estar à disposição de seus clientes. O SEO também cria uma inversão no sentido tradicional do marketing. O marketing tradicional funciona com ações de promoção da empresa para o consumidor. Com as práticas de SEO, o consumidor busca a empresa, o que significa interesse imediato e natural. Um site mais bem posicionado passa maior confiança para o usuário em relação aos sites menos bem posicionados. A maioria das pessoas acreditam que as primeira marcas são sinônimo das melhores empresas, e normalmente não passamos da primeira página de busca.
Palavras-Chave e a escolha do seu público alvo
A melhora no posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é diretamente proporcional à quantidade de acessos que vai receber. Um exemplo que podemos utilizar é: Se o seu negócio é uma plataforma de venda de livros usados não podemos utilizar as palavras-chave lançamentos, best-seller, livros novos etc. Você precisaria trabalhar as palavras “livros usados”, “sebos”, “livros de segunda mão”, entre outras. Basicamente, o que define se a sua página estará ou não entre os primeiros resultados de uma busca é a sua relevância para a palavra-chave buscada. Portanto, o SEO trabalha, antes de tudo, a relevância de seu site
SEO ou Links Patrocinados?
Os links patrocinados são uma forma mais fácil e rápida de aparecer no topo dos resultados do Google, mas pode ser infinitamente mais cara do que uma boa estratégia de SEO. Com links patrocinados, o número de visitas do seu site aumenta rapidamente, mas isso não ocorre com a probabilidade de conversão desse público. Já com a prática de técnicas de SEO, o site só aparecerá em primeiro para aquela palavra que ele for realmente relevante. As chances de um usuário não encontrar o que procura diminuem. Portanto, o trabalho de SEO está relacionado à credibilidade e relevância de uma página ou um site.
E como posso otimizar o meu negócio?
A Buildbox possui profissionais capacitados que podem aplicar as melhores técnicas de SEO para a sua página e te ajudar a alcançar o topo do Google.