A maturidade digital refere-se ao grau de desenvolvimento de uma empresa em relação ao uso de tecnologias digitais em suas operações. Empresas com alta maturidade digital estão com o processo de transformação digital acelerado, devido a uma definição clara de estratégia digital.
Porém, a maioria das organizações globais não conseguem atingir a maturidade digital. Uma pesquisa realizada pela Deloitte mostra que, apesar da Transformação Digital estar presente em muitas empresas, há uma discordância sobre o significado do termo. Portanto, s organizações ainda precisam desenvolver vários pontos, chamados de pivôs digitais, para ampliar sua gama de ativos e capacidades.
Uma outra pesquisa realizada pela FDC, revela que:
Para atingir a maturidade digital é necessário entender a importância e o valor das tecnologias digitais para o seu negócio. Identificar as áreas da empresa que podem se beneficiar da adoção de tecnologias digitais, bem como as lacunas nas habilidades e nos recursos necessários para implementar essas tecnologias, são alguns exemplos de como iniciar o processo. Além disso, a empresa também deve identificar quais tecnologias digitais são mais relevantes para as suas operações e objetivos de negócio.
Outro ponto importante para a empresa é ter uma orientação baseada em dados. Dessa forma, a organização conseguirá ter insights e buscar novos modelos de negócios para uma operação mais eficaz.
É importante lembrar que a implementação de tecnologias não deve ser vista como uma solução única, mas como um processo contínuo de melhoria e evolução. Para uso dessas tecnologias, é necessário que a empresa invista em treinamentos e desenvolvimento de habilidades para seus funcionários, a fim de que possam compreender e utilizá-las. É essencial que a empresa possua uma cultura de inovação e experimentação, onde as pessoas sintam-se seguras para testar e implementar novas ideias.
Os 7 pivôs digitais para atingir a maturidade digital
Como mencionado anteriormente, as organizações ainda precisam desenvolver os pivôs digitais para ampliar sua gama de ativos e capacidades. De acordo com a Deloitte, os 7 pivôs digitais são:
- Infraestrutura flexível e segura: Implementar uma infraestrutura de tecnologia que equilibre as necessidades de segurança e privacidade com a capacidade de flexibilizar suas capacidades de acordo com as demandas do negócio.
- Domínio de dados: Agregar, ativar e monetizar dados em silos, incorporando-os em produtos, serviços e operações para aumentar a eficiência e o crescimento da receita.
- Redes de talentos abertas e com experiência digital: Retomar programas de treinamento com foco nas competências digitais e nas equipes para acessar rapidamente conjuntos de habilidades sob demanda e flexibilizar a força de trabalho.
- Engajamento do ecossistema: Trabalhar com parceiros comerciais externos, incluindo organizações de pesquisa e desenvolvimento, incubadoras de tecnologia e startups para obter acesso a recursos como tecnologia, propriedade intelectual ou pessoas.
- Fluxos de trabalho inteligentes: Implementar e recalibrar continuamente os processos que aproveitam ao máximo os recursos humanos e tecnológicos para produzir resultados positivos.
- Experiência unificada do cliente: Oferecer uma experiência aprimorada ao usuário, construída em torno de uma visão de 360 graus, compartilhada em toda a empresa.
- Adaptabilidade ao modelo de negócios: Expandir a matriz de modelos de negócios e fluxos de receita da organização, otimizando cada oferta para se adaptar às condições variáveis de mercado e aumentar a receita e a lucratividade.
Portanto, é importante que a empresa esteja em constante atualização sobre as tendências de tecnologia digital e as mudanças no mercado. Isso permite que o negócio esteja preparado para novas oportunidades e desafios, e possa se adaptar rapidamente a mudanças no cenário empresarial.