Fundado em 1996 com IPO em 2008 avaliado em 25 bilhões de dólares, o Google passou a fazer parte do conglomerado, da holding chamada Alphabet Inc, que nasceu oficialmente em 10 de Agosto de 2015.
Abaixo nós compilamos a tradução da carta presente no website https://abc.xyz/ da Alphabet Inc.
Esta carta traz boas direções para empresas que necessitam acelerar a evolução dos negócios.
Abaixo trazemos algumas reflexões para facilitar essa decodificação das mensagens intrínsecas a carta.
Boa leitura!
“Como Sergey e eu escrevemos na carta original dos fundadores há 11 anos, “Google não é uma empresa convencional. Não temos a intenção de nos tornar uma”. Como parte disso, também dissemos que se poderia esperar que fizéssemos “apostas menores em áreas que podem parecer muito especulativas ou até estranhas quando comparadas com nossos negócios atuais”. Desde o início, sempre nos esforçamos para fazer mais, e para fazer coisas importantes e significativas com os recursos que temos.”
Reflexão: Qual o perfil da empresa em que trabalho? O que espera-se dessa empresa? Como estou contribuindo? E, qual a orientação estratégica sobre as tais “apostas menores” que Larry Page cita na carta? Minha empresa incentiva, investe e valoriza o novo, as apostas as vezes especulativas ou até estranhas, rs?
“Fizemos muitas coisas que pareciam loucas na época. Muitas dessas coisas loucas agora têm mais de um bilhão de usuários, como Google Maps, YouTube, Chrome e Android. E nós não paramos por aí. Ainda estamos tentando fazer coisas que outras pessoas acham que são loucas, mas estamos super entusiasmados.”
Reflexão: Centenas de novas empresas nasceram na última década e já valem bilhões. https://www.cbinsights.com/research-unicorn-companies
Já outros produtos e iniciativas de grandes empresas não “nativas digitais” sofrem para alcançar milhares, as vezes centenas de usuários. Quais serão os segredos do sucesso? Boa parte da resposta está na mentalidade, porque a mentalidade direciona o início do processo, os primeiros passos, a pesquisa, o foco no cliente, na experiência, antes de todo plano de negócios, avaliações e projeções.
O case só avança se traz as perguntas certas, um bom plano de validação e poucas respostas, porque as respostas mesmo só virão mais a frente.
“Há muito tempo acreditamos que, com o tempo, as empresas tendem a se sentir confortáveis fazendo a mesma coisa, apenas fazendo mudanças incrementais. Mas na indústria tecnológica, onde idéias revolucionárias impulsionam as próximas grandes áreas de crescimento, você precisa se sentir um pouco desconfortável para se manter relevante.”
Reflexão: Existe estratégia de inovação em sua empresa? Está focada em inovação incremental, adjacente e/ou disruptiva? Em que horizontes de inovação sua empresa consegue navegar? Como?
“Nossa empresa está operando bem hoje, mas acreditamos que podemos torná-la mais limpa e mais responsável. Portanto, estamos criando uma nova empresa, chamada Alphabet. Estou realmente entusiasmado em dirigir a Alphabet como CEO com a ajuda de meu parceiro capaz, Sergey, como presidente.”
Reflexões: Que iniciativas “lean” estão presentes em sua empresa? Ganhar eficiência, eliminar disperdícios, canalizar e otimizar recursos, como é feito esse trabalho? Quem ajuda nesses processos?
“O que é a Alphabet? Alfabeto é, em sua maioria, uma coleção de empresas. A maior das quais, é claro, é o Google. Este mais novo Google é um pouco mais estreito, com as empresas que são bastante distantes de nossos principais produtos de internet contidos no Alfabeto. O que queremos dizer com “de longe”? Bons exemplos são nossos esforços de saúde: Life Sciences (que trabalha com as lentes de contato com sensibilidade ao glicosímetro), e Calico (focado na longevidade). Fundamentalmente, acreditamos que isto nos permite maior escala de gestão, uma vez que podemos administrar coisas que não estão muito relacionadas de forma independente.”
As verticais, unidades de negócios, linhas e produtos estão bem organizadas? Existe uma visão de ecossistema? Plataforma que se conecta com o mercado e clientes? Como ganhar eficiência e mercado buscando sinergias?
“O alfabeto é sobre negócios que prosperam através de líderes fortes e independência. Em geral, nosso modelo é ter um CEO forte que dirige cada negócio, com Sergey e eu a serviço deles conforme a necessidade. Trataremos rigorosamente da alocação de capital e trabalharemos para garantir que cada negócio esteja funcionando bem. Também nos certificaremos de ter um grande CEO para cada negócio, e determinaremos sua remuneração. Além disso, com esta nova estrutura, planejamos implementar relatórios por segmento para nossos resultados do quarto trimestre, onde as finanças do Google serão fornecidas separadamente das do resto dos negócios do Alfabeto como um todo.”
Temas como: cultura, liderança e governança são realmente abordados?
“Esta nova estrutura nos permitirá manter um tremendo foco nas extraordinárias oportunidades que temos dentro do Google. Uma parte chave disto é Sundar Pichai. Sundar vem dizendo as coisas que eu teria dito (e às vezes melhor!) já há algum tempo, e eu tenho gostado muito do nosso trabalho em conjunto. Ele realmente se intensificou desde outubro do ano passado, quando assumiu a responsabilidade pelo produto e engenharia de nossos negócios na Internet. Sergey e eu temos estado super entusiasmados com seu progresso e dedicação à empresa. E é claro para nós e para nossa diretoria que é hora de Sundar ser CEO do Google. Sinto-me muito afortunado por ter alguém tão talentoso quanto ele para dirigir o Google ligeiramente emagrecido e isso me liberta tempo para continuar a escalar nossas aspirações. Tenho passado bastante tempo com Sundar, ajudando-o e à empresa de todas as maneiras que posso, e é claro que continuarei a fazer isso. O próprio Google também está fazendo todo tipo de novos produtos, e eu sei que Sundar estará sempre focado na inovação – continuando a ampliar os limites. Sei que ele se importa profundamente que podemos continuar a dar grandes passos em nossa missão principal de organizar a informação do mundo. Lançamentos recentes como o Google Photos e o Google Now usando o aprendizado de máquinas são um progresso incrível. O Google também tem alguns serviços que são executados com sua própria identidade, como o YouTube. Susan está fazendo um ótimo trabalho como CEO, dirigindo uma marca forte e impulsionando um crescimento incrível.”
Carreira, liderança, sucessão…sob quais perspectivas os colaboradores trabalham todo dia? Qual o método? Quais as iniciativas reais que impulsionam o desenvolvimento dos profissionais? Como conectar esses investimentos ao retorno em forma de produtos, processos e negócios?
“Sergey e eu estamos seriamente no negócio de começar coisas novas. O Alfabeto também incluirá nosso laboratório X, que encuba novos esforços como Wing, nosso esforço de entrega de zangões. Também estamos entusiasmados com o crescimento de nossos braços de investimento, Ventures e Capital, como parte desta nova estrutura.”
Laboratório X – o que sua empresa está preparando para o futuro? Como? Que parceiros os ajudam nesse processo?
“A Alphabet Inc. substituirá a Google Inc. como entidade de capital aberto e todas as ações da Google serão automaticamente convertidas no mesmo número de ações da Alphabet, com todos os mesmos direitos. A Google se tornará uma subsidiária integral da Alphabet. Nossas duas classes de ações continuarão a ser negociadas na Nasdaq como GOOGL e GOOGL.”
“Para Sergey e para mim este é um novo capítulo muito excitante na vida do Google – o nascimento da Alphabet. Gostamos do nome Alfabeto porque ele significa uma coleção de letras que representam a linguagem, uma das inovações mais importantes da humanidade, e é o núcleo de como indexamos com a busca no Google! Também gostamos que significa alfa-bet (Alfa é retorno de investimento acima da referência), o que procuramos!”
Por fim, qual o propósito, o why que move as pessoas? Como a marca abraça e comunica tudo isso? E qual a métrica norte dos investimentos?
Larry Page e Sergey Brin realmente são grandes mentores de negócios inovadores no mundo.
Salvo capítulos obscuros publicados pela mídia, como o caso do Google Maps, há muito que admirar.
Espero que tenham curtido.
E até o próximo conteúdo.