Contexto e desafio: Evoluir o produto de conteúdo B2B da XP
Nem todos sabem, mas a XP Investimentos possui um serviço premium de informações políticas, econômicas e estratégicas para economistas chefe e executivos de alto escalão do mercado financeiro brasileiro e mundial.
O desafio era melhorar a experiência dos usuários e criar uma ferramenta de trabalho mais completa para o time de jornalismo político-econômico da XP em 2 meses.
“Hoje a experiência que oferecemos é limitada por ferramentas úteis, mas incompletas como o Telegram, Email e um portal mais focado em varejo. Nossa ideia é evoluir para um cenário de experiência completa, mais exclusiva e de maior geração de valor”; – relatou a gerente da área.
Solução
Criamos um aplicativo IOS e Android e CMS web com analytics para que o time de jornalismo pudesse criar e distribuir facilmente os conteúdos e fazer a gestão de engajamento e vendas na mesma solução.
Toda arquitetura de informação foi renovada, novas categorias foram criadas e a home do aplicativo buscou o equilíbrio entre a percepção desejada de ser “noticiosa”, mas objetiva e fácil de navegar.
Além de exibir os conteúdos, o app permite compartilhamento e convida usuários a eventos exclusivos com economistas do time XP e convidados especiais.
Resultados
O primeiro resultado foi conseguir subir nas lojas da Apple e Google em 2 meses e lançar no primeiro evento de Janeiro de 2021. Prazo extremamente desafiador.
Em 30 dias, praticamente 100% da base de clientes já havia migrado para o aplicativo e o time recebeu diversos elogios.
A aceitação pelo exigente perfil de cliente foi ótima e o engajamento diário atingiu os níveis desejados em pouco tempo.
Novas funcionalidades estão por vir diante das análises de indicadores e objetivos do time.