Contexto
Do blog de política e economia brasileira ao portal respeitado com diversas verticais de cobertura, conteúdos multimídia (vídeo, áudio, cartoons, newsletters) e abrangência de toda América Latina. Essa é a história do “The Brazilian Report”, um portal 100% em inglês, criado pelos talentosos jornalistas Gustavo Ribeiro e Laura Quirin, que possui a missão de manter profissionais, em todo o mundo, muito bem informados sobre o Brasil. Com um time hiper qualificado produzindo conteúdos diferenciados, cartoons divertidos e estilo de redação assertiva, o projeto nascido em 2018 cresceu de forma exponencial durante a pandemia.
Desafio
Com o desafio de aproveitar a onda de novos leitores chegando diariamente ao portal, os desejos da equipe do The Brazilian Report eram:
- Aumentar a base de clientes recorrentes;
- Elevar o nível da experiência dos leitores;
- Fortalecer a percepção de valor de suas ofertas;
- Facilitar a operação no “backoffice” diariamente.
Descoberta e solução
O início do processo foi conduzido pelo nosso time do BX Labs, com objetivo de organizar o problema de conversão com as boas práticas de CRO (Conversion Rate Optimization) compreendendo os dados via GA (Google Analytics) e também estruturar as dores e os desejos do time em relação a cada um dos objetivos.
Mapeamos a jornada atual dos leitores e comprovamos hipóteses através de ferramentas de monitoramento de navegação criando mapas de calor e outros relatórios, para então redesenhar a jornada de forma a fortalecer as ofertas, tornar a experiência mais fluída e aumentar as conversões.
Como solução nós redesenhamos completamente o portal melhorando a organização dos conteúdos em colunas com destaque importante para a notícia central, criamos ferramentas de edição robustas para trazer mais leveza e atratividade aos textos, além de renovar toda a tipografia, o estilo e os CTAs (Calls-to-Action), e de aproveitar de forma mais estratégica as áreas nobres – de maior navegação, principalmente, por clientes novos – apresentando conteúdos ricos em formatos mais atraentes como vídeos, cartoons e trending topics.
A experiência de leitura das newsletters também foi totalmente renovada, tanto no próprio portal quanto por email e ainda redefinimos as duas páginas de vendas.
E, para também atingir os objetivos operacionais, nós integramos a ferramenta de Newsletter ao WordPress facilitando muito a criação, segmentação, publicação e disparo das NLs.
Resultados
Ao final do projeto de 4 meses, pudemos observar os seguintes resultados:
Prêmios
Além de todos os resultados positivos, a equipe do The Brazilian Report foi selecionada como vice-campeã para dois prêmios no Digital Media LATAM Awards 2022. A equipe da Reportagem Brasileira recebeu o segundo lugar na categoria Best Website or Mobile News Service. As newsletters do TBR, Brazil Daily, Brazil Weekly e Latin American Weekly, terminaram na mesma posição no prêmio de Best Newsletter, perdendo apenas para o El País.
E não para por aí: o TBR levou para casa dois prêmios no EPPY Awards 2021, na categoria Best News or Event Feature Video e Best Homepage Design com menos de 1 milhão de visitantes únicos, sendo esse último recebido após o projeto realizado pela Buildbox. Nessa última categoria foi avaliado a facilidade de navegação e criação de conteúdos com o uso de SEO orgânico e recursos de valor agregado.
A Buildbox atuou de ponta a ponta como um parceiro digital, desenvolvendo estratégias e repassando para os nossos times atuarem na criação da solução.