KES Learning: um exemplo de desempenho e usabilidade

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Contexto

O KES Learning nasceu durante a pandemia com o intuito de ser um programa customizado de aprendizagem contínua para empresas e seus colaboradores, voltando-se para os mais diversos temas como Futuro do Trabalho, Mentalidade Digital, Tecnologia Humanizada, Tendências de Liderança e entre outros.

Atualmente, o KES Learning conta com os mais diversos especialistas em seu time, dispostos a repassar seus conhecimentos e fornecer insights valiosos. Além disso, várias empresas também ingressaram na jornada de profissionalização do seu time, como Livelo, Claro, Oracle, Stellantis, Tigre, Unilever, Santander, Raia Drogasil, Burguer King, Itaú, CTG, Algar Tech e aderiram ao programa para crescimento dos seus colaboradores.

Desafio

 A pandemia surgiu e com ela apareceu a oportunidade de se reinventar. Por esse motivo, o grupo KES criou o KES Learning, com o intuito de promover conhecimentos sobre inovação, baseada em criatividade, tecnologia e comportamento.

Antes do lançamento do projeto, identificamos alguns problemas relacionados à performance, e por esse motivo, a Buildbox entrou no projeto para devolver o desempenho e usabilidade. Além disso, outras funcionalidades foram implementadas no decorrer de cada entrega, tornando-se um projeto bem estruturado.

Descoberta e solução

A reestruturação do site inicialmente foi comandada pelo time de WordPress e Design. Em seguida, os times de Gestão e QA ingressaram para dar um maior suporte e analisar a qualidade final.

Os maiores desafios encontrados em todo o projeto foram:

  • Criação das dashboards, onde por meio delas, os gestores responsáveis de cada empresa conseguiriam visualizar o progresso das trilhas realizadas por cada usuário. Foi necessário o uso de vários dados, filtros e construções de relatórios para a construção do quadro.
  • Emails transacionais: a inatividade na conta durante um certo período de tempo, gerava uma notificação que chegava no email do usuário para relembrá-lo de acessar as aulas. Caso o usuário não voltasse a acessar a sua conta após a primeira notificação, continuaria chegando outros emails de lembrete. Porém, se o usuário voltou a assistir às aulas após os lembretes, os emails transacionais eram desativados até o momento da próxima inatividade da conta. Ou seja, um looping infinito.
  • Chat nas aulas ao vivo: as aulas possuem um chat ao vivo onde os usuários podem comentar cada minuto da transmissão. Foi criado uma vinculação com o minuto atual da aula e o comentário do usuário.

Apesar dos desafios encontrados, o time da Buildbox se superou a cada entrega , e uma delas envolveu uma estratégia de gamificação, onde cada jornada de aprendizagem é composta de uma trilha de aprendizagem. A cada conclusão das trilhas, o usuário era premiado com um crédito, onde essa premiação resultava no seu certificado de conclusão do curso, que poderia ser baixado em PDF e anexado ao seu Linkedin.

Resultados

Todo o projeto durou 2 anos, já que eram sempre entregues mais e mais atualizações. Porém as sprints iniciais foram entregues com 1 mês e meio, focando na melhoria da performance e usabilidade do site. Atualmente, a Buildbox desempenha o papel de equipe de suporte para o KES Learning, fortalecendo a parceria.

Após quase 3 anos da entrega do projeto, ainda podemos visualizar números gigantes de acesso:

O site segue sendo um sucesso de desempenho e usabilidade. Mais um projeto feito em parceria com a Buildbox.

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