GP: Evolução digital com soluções em marketing e vendas

Trade marketing: Engajar analistas de campo e gerar mais inteligência

Início de ano, evento interno da área de trade com mais de 300 colaboradores já agendado e a promessa de apresentar uma nova ferramenta para uso dos analistas de campo. Esse foi o cenário que nos levou até o Grupo Petrópolis. 

“Como poderíamos engajar mais os nossos times e ir além para gerar mais inteligência com 3 meses para descobrir o quê fazer, como e desenvolver a solução” sorriu a gerente da área.

Solução

Entendemos melhor o problema e definimos que a solução seria mesmo um aplicativo com jornadas customizadas e muita gamificação para engajar os times em todos os níveis, além de integrar os dados originados ao sistema do time de vendas para unificar os dados, tratar e exibir de forma estratégica para gerar inteligência. 

3 meses para transformar uma área inteira e gerar mais valor ao negócio e seus milhares de PDVs.

Resultado

Conseguimos bater a meta de apresentar a nova ferramenta no evento e conseguimos o engajamento inicial dos colaboradores, meta super importante para o sucesso do projeto.

Mais de 80% da equipe já estava utilizando o aplicativo nos 2 meses seguintes e novas sugestões chegavam o tempo todo, evidenciando o aprendizado e engajamento dos times.

O aumento da inteligência gerou reformulações nos processos e estrutura da área que hoje faz mais com menos e gera maior impacto em vendas. E novas atividades foram adicionadas gerando mais valor ao cliente do grupo.

Evolução do canal digital de vendas B2B: Pandemia, PDV’s fechados e times de vendas em casa.

A pandemia veio como um tsunami no varejo mundial. Mesmo com o aumento do faturamento dos supermercados, o segmento de bebidas alcoólicas foi extremamente afetado, pois perdeu fatia importantíssima do faturamento com o isolamento social. 

Sem os grandes festivais de música, as festas regionais, as praias, os churrascos de aniversário e os bares de esquina, muito consumo ficou reprimido. Do outro lado, um time inteiro com suas rotinas pausadas por tempo indeterminado

Solução

Para minimizar parte do impacto, a solução imediata foi criar um canal de vendas online para o público B2b chamado de Bom Parceiro. Inicialmente uma plataforma de vendas online para perfis específicos de PDV’s, mas que nasceu com roadmap e visão ampla de ir além de atender necessidades de abastecimento de produtos, como educação e novas tecnologias para ir até o cliente final onde ele estiver.

Resultados

Entregamos a solução em tempo recorde de 3 meses. 

Nos primeiros 3 meses de uso, 40% dos PDVs já iniciaram suas compras pelo canal.

Ao final de 6 meses 80% já haviam realizado a primeira compra.

E hoje, o canal já representa uma fatia importante do faturamento trimestral da empresa. Novas necessidades serão atendidas e o grupo já pensa em explorar novos modelos de negócios.

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