Contexto
Uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo. Essa é a B3. Reunindo tradição de inovação em produtos e tecnologia, a Companhia é a bolsa de valores oficial do Brasil e trabalha para conectar e viabilizar o mercado financeiro e de capitais, intensificando o crescimento do país. Com mais de 100 anos de mercado e com unidades espalhadas por São Paulo e Rio de Janeiro, a B3 tem parceria com grandes nomes como a Federación Iberoamericana de Bolsas (FIAB), World Federation of Exchanges (WFE) e vários programas da ONU (Pacto Global, Principles for Responsible Investment – PRI, Sustainable Stock Exchanges – SSE, Women’s Empowerment Principles – WEPs).
Desafio
Um dos maiores desafios foi pensar em uma arquitetura de informação e nomenclatura de conteúdos que fosse possível para o investidor iniciante compreender. Além disso, desenvolver uma solução tecnológica robusta que atendesse a todos os requisitos de escalabilidade de crescimento e segurança.
Os objetivos da B3 com o projeto eram:
- Criar um posicionamento de mercado
- Brand Awareness
- Criação de audiência
- Tráfego para outros produtos
- Inteligência de mídia
- Redução de CAC
Com um crescente número de investidores pessoas físicas que já aplicam em renda variável e fixa, além de vários brasileiros iniciando no mundo dos investimentos, foi visto a necessidade de criar um portal usando uma linguagem que se aproximasse do público, oferecendo informações de qualidade e com credibilidade para auxiliar na tomada de decisões. Então, em parceria com o Estadão Blue Studio, núcleo de produção de conteúdo de alta performance do Estadão e a Buildbox, foi realizado um planejamento para a criação de um site que solucionasse os problemas encontrados.
Descoberta e solução
O projeto de 5 meses da construção do Bora Investir iniciou com a etapa de Discovery, comandado pelo nosso time do BX Labs, realizando desenhos do layout do produto, de forma que toda a tela do sistema se tornasse legível para uso.
A etapa de desenvolvimento foi comandada pelo time do BX Tech, time de especialistas em CMS WordPress (Content Management System), responsáveis por criar uma solução 100% customizada para o projeto, tendo como premissas performance, segurança e acessibilidade. O projeto também contou com dados do mercado fornecidos pela Trading View.
Além dos testes iniciais com os usuários na etapa de descoberta do produto, foram realizados testes técnicos de segurança e performance na etapa final, para garantir uma solução que atendesse todos os requisitos do desafio proposto.
Uma das novidades que o site trouxe foi a ferramenta A Grana do Vizinho, uma funcionalidade exclusiva de comparação de investimentos, que foi desenvolvido a partir de dados da B3, permitindo aos usuários entender como pessoas com o mesmo perfil sociodemográfico investem.
Resultados
Em 5 dias de lançamento do site, observamos que:
O projeto do Bora Investir foi pensado com a finalidade de facilitar a vida de quem está iniciando no mundo dos investimentos e de quem já é investidor. O sucesso foi tanto que a divulgação ocorreu nos maiores portais de notícias como a Época, Money Now News, UOL, Invest News, Estadão e Isto é Dinheiro.
A Buildbox atuou como uma parceira digital, tirando as ideias do papel, definindo a estratégia a ser utilizada, após a descoberta do desafio, repassando para os nossos times de Design e Desenvolvimento e entregando agilidade e qualidade final.