Contexto
O Instituto de Computação (IC) foi criado pela Unicamp em 1996, com o objetivo de fornecer atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Ciência e Tecnologia da Computação. Atualmente, o IC oferece cursos de graduação em Engenharia de Computação e Bacharelado em Ciência da Computação, um programa de Pós Graduação e vários cursos de especialização e extensão universitária, e já ganhou vários prêmios como o de Excelência Acadêmica, Excelência Didática, Melhor Iniciação Científica e entre outros.
Além disso, o Instituto de Computação tem parceria com várias empresas, como a própria Buildbox, Samsung, Ifood, Santander, Petrobras e Bradesco, e de algumas delas, o IC recebe apoio na forma de bolsa de estudos para alunos de mestrado e doutorado.
Desafio
Com a chegada dos 50 anos do Instituto de Computação, o diretor do IC, Anderson de Rezende Rocha, enxergou uma oportunidade para realizar um redesign do site. Por isso, a realização do projeto tinha dois motivos principais:
- Facilitar a navegação do aluno que esteja procurando um orientador, para que o encontre de forma rápida e fácil;
- Esclarecer para a indústria quem faz, o que faz e como se faz uma parceria com o Instituto de Computação.
Então, a Buildbox entrou como parceira do projeto, tendo como foco para a realização do mesmo, 7 premissas básicas que eram essenciais para o Instituto de Computação:
- Research – O que está sendo feito para impactar;
- Partnerships – Parceiros do IC (incluindo ex-alunos e empresas);
- Academics – Facilidade para encontrar informações sobre as Graduações, Pós-Graduações e regras;
- People – Detalhamento de docentes e funcionários do IC;
- News and Upcoming Events;
- Contact Us;
- Site em dois idiomas;
Descoberta e solução
O projeto de redesign do site foi iniciado analisando o cenário atual. Os principais pontos observados foram:
- Ausência de hierarquia visual;
- Falta de padrões visuais que facilitassem a identificação e navegação;
- Primeira dobra com informações estáticas;
- Ausência de ferramentas de acessibilidade;
- Estilo visual defasado em relação aos novos padrões web.
Além disso, outros desafios foram encontrados como a migração total dos dados contidos no site, já que eram muitos, e a organização de uma navegação eficiente para uma quantidade imensa de informações.
Portanto, após a construção do protótipo, o desenvolvimento do projeto foi comandado pelo time do BX Labs e BX Tech (especialmente o time de WP). As principais soluções propostas foram as de UX/UI Design, pensando em gerar uma maior responsividade para o site e construir uma hierarquia visual que facilitasse a leitura e a procura por informações.
Além de construção responsiva do site, também foi criado um ícone para que os alunos pudessem encontrar com facilidade professores orientadores de acordo com o tema da sua pesquisa.
Um dos desejos de Anderson de Rezende, diretor do Instituto de Computação, era a criação de um site acessível em dois idiomas. Portanto, foi realizada a implementação dessa função e a instalação de outras opções de acessibilidade, como a visualização do site em modo noturno e permissão de alteração do tamanho dos textos nas páginas.
Resultados
O redesign do site do Instituto de Computação ficou pronto em 4 meses e o site virou referência dentro da Universidade de Campinas (Unicamp). O IC foi muito bem avaliado e isso gerou outros projetos para a Buildbox, como o do H.IAAC (Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas), PRP (Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp) e o do Recod.ai (Laboratório de Inteligência Artificial do Instituto de Computação).
Como resultado, após o lançamento do site, pudemos visualizar:
A Buildbox atuou como uma parceira digital, tirando as ideias do papel, definindo a estratégia a ser utilizada, após a descoberta do desafio, repassando para os nossos times de Design e Desenvolvimento, entregando agilidade e qualidade final.
Essa união dura até hoje e promete permanecer por muito tempo!