O que é QA e qual a importância para seu negócio?

De acordo com uma pesquisa realizada pela PWC, 47% das pessoas no Brasil dizem que parariam de comprar de uma empresa após uma única experiência negativa. Isso está muito relacionado à qualidade dos produtos e serviços que uma empresa entrega ao seu público. E é nesse momento que descobrimos a importância do QA em uma empresa.

QA significa Quality Assurance, que traduzindo para o português diz respeito à Garantia de Qualidade. Esse é um processo que faz parte do desenvolvimento do projeto e busca garantir que o produto seja entregue para os clientes com um alto nível de qualidade. A aplicação dos métodos de QA geram segurança e confiança aos clientes, garantindo que o seu projeto será desenvolvido da melhor forma e entregue com a qualidade esperada.

Além de ter um perfil analítico, o profissional de QA deve ter um bom conhecimento sobre as atividades do projeto, pois é necessário verificar se todos os requisitos mínimos estão sendo atendidos a fim de garantir a qualidade do produto final. Por esse motivo, é ideal que todos os processos sejam documentados, a fim de que a qualidade do produto seja maximizada.

É importante não confundir o QA com o Quality Control (QC). Esse último tem foco nos resultados e deve avaliar se eles estão de acordo com o esperado. Ele identifica e elimina um possível problema que afete o resultado.

Qual a importância do Quality Assurance?

O QA possibilita melhorar a produtividade da organização, trazendo o foco para o cumprimento dos objetivos e no que o cliente espera do produto final, além, é claro, de priorizar a satisfação do cliente. 

Basicamente, os benefícios do QA são:

  • Redução de custos;
  • Redução de retrabalho;
  • Antecipação de problemas;
  • Melhoria na satisfação do cliente, já que serão entregues projetos com mais qualidade;
  • Otimização da rotina de trabalho.

Por esse motivo, é muito importante ter um time especializado em Quality Assurance em sua empresa.

Como implementar o processo de QA em sua empresa?

O profissional de QA deve estar atento a algumas responsabilidades, como:

  • Análise de risco, para possíveis problemas que venham a ter na elaboração do projeto;
  • Estar em colaboração com desenvolvedores;
  • Analisar critérios de sucesso para as histórias;
  • Criação e manutenção de dados testes;
  • Comunicação de riscos e defeitos;
  • Liberação da tomada de decisão;
  • Devops.

Como dito anteriormente, o Quality Assurance tem o objetivo de fazer com o que o cliente receba o que foi solicitado sem qualquer erro. Aqui na Buildbox, temos uma equipe especializada e responsável por garantir que o produto seja entregue ao consumidor com tudo o que foi solicitado e sem nenhum tipo de falha. Conheça mais sobre os nossos serviços e soluções oferecidas, e descubra como o nosso jeito de pensar garante resultados incríveis para os nossos clientes.

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