Com quase tudo sendo realizado pela internet, em algum momento precisaríamos de uma conectividade mais rápida para realizar outras tarefas, já que novas tecnologias e novos usos para a internet vão surgindo a cada dia. Nos próximos meses e anos, o 5G se tornará uma realidade, fazendo com que pensemos como usamos a conexão 4G por tanto tempo.
Em uma definição mais direta, o 5G é a próxima geração de internet móvel, mas podemos afirmar que a chegada da tecnologia transformará muitas áreas nos próximos anos, já que não estamos falando apenas de downloads mais rápidos ou uma boa usabilidade da rede móvel em geral, mas sim sobre mudanças significativas em nossas vidas. O 5G é o responsável por pensarmos em um futuro que antes julgávamos distante (e talvez agora não tanto), onde fábricas usam robôs para realizar seus trabalhos, por exemplo.
“Mas quais áreas o 5G transformará nos próximos anos?”
Todo mundo deve ter acesso igualitário a todas as oportunidades que o 5G fornecerá nos próximos anos. O uso da conexão mais rápida para auxiliar na educação à distância, o surgimento de plataformas de aprendizagem de realidade mista para melhorar os processos de aprendizagem e até o uso do IoT para incluir a robótica na sala de aula irão revolucionar a educação.
Já na saúde, a implantação do 5G fará com que sejam realizadas cirurgias à distância, monitoramento e troca de informações de pacientes de forma mais ágil, além do fornecimento de serviços de saúde digitais por meio de conexões remotas.
No ramo logístico, a principal vantagem é o rastreamento, e dentro dos estoques, máquinas e sensores poderão se comunicar entre si, agilizando os processos.
Na indústria, o 5G proporcionará fábricas mais inteligentes, podendo conectar sensores, máquinas robôs e outros dispositivos que possam ajudar no dia a dia.
O setor de telefonia também será bastante beneficiado, já que além de fornecerem esse serviço para seus clientes, será possível continuar (ou implementar definitivamente a ideia do home office).
Para entender melhor como o 5G será revolucionário, pensemos na história das redes móveis desde o início…
O 1G (ou apenas G) surgiu por volta dos anos 80 para possibilitar e facilitar ligações de voz em um aparelho sem fio, sem a necessidade de estar parado em um local para se comunicar por telefone com alguém. Contudo, não sabia-se qual seria o potencial de crescimento da tecnologia devido a vários fatores, como a baixa capacidade de tráfego.
Por volta da década de 90 surgiu o 2G, com foco em oferecer telefonia digital móvel aos usuários. Dentro do 2G, tivemos o 2,5G, mais conhecido como GPRS, onde foi um ponto de transição entre o 2G e o 3G, com funcionamento focado na transferência de dados; e o 2,75G, que conhecemos como a tecnologia EDGE, uma evolução do GPRS, mas não chegou à 3ª geração devido a latência elevada (diferença na resposta da transmissão de dados), como no GRPS, o que tornou lenta a navegação em sites da web.
O 3G surgiu em 2001 e com ele veio a possibilidade de realizar videochamadas e o acesso à TV pelo próprio celular, além do aprimoramento ao acesso à internet e envio de e-mails e SMS.
Em 2010 chegou até nós o 4G, um dos padrões mais avançados do mercado atualmente. É conhecido como Long Term Evolution (LTE — evolução a longo prazo) e prioriza o tráfego de dados em vez do tráfego de voz, tornando o 4G mais rápido e estável.
O ano de 2022 foi o responsável por trazer o 5G, com o objetivo de expandir a rede de conexão móvel para o máximo de dispositivos possíveis, incluindo carros, eletrodomésticos, agricultura e etc. Além dessa expansão, o 5G irá facilitar a comunicação entre dispositivos conectados à rede e a velocidade de comunicação entre as pessoas, trazer um entretenimento avançado com o uso de realidade virtual e aumentada em vários dispositivos e fazer surgir os carros autônomos e smart cities.
O 5G e o Metaverso
Não apenas várias áreas profissionais serão beneficiadas, mas o 5G é um ponto importante no Metaverso, pois os dispositivos com realidade aumentada e virtual terão uma experiência imersiva muito melhor do que com a rede atual do 4G. Quanto mais tempo demora a resposta de algo que acontece no metaverso, maior será a distância da realidade virtual, prejudicando de ter uma boa experiência. Por esse motivo, o 5G irá beneficiar os utilizadores desse espaço coletivo virtual.
A tecnologia 5G revolucionará o cenário tecnológico, e nos próximos meses e anos você vai cansar de ouvir falar sobre a transformação digital que o avanço das redes móveis realizará na sociedade (ainda bem!). Lembre-se que o 5G é o futuro e vai mudar sua vida.